16 março 2009

José Rodrigues Miguéis na Roda de Leitura


Foi no passado dia 9 de Março que a Biblioteca Pública de Évora promoveu mais uma Roda de Leitura, desta vez sobre o escritor José Rodrigues Miguéis.


Esta actividade é caracterizada por ser sempre conduzida por um leitor-guia especializado na obra de um determinado escritor, e tem como missão cativar os participantes para a leitura dessa obra, o que foi conseguido desta vez por Teresa Martins Marques.

Teresa Martins Marques tem estudado a fundo a obra de alguns autores portugueses, entre os quais José Rodrigues Miguéis, e é autora de várias obras onde se destaca O imaginário de Lisboa na ficção narrativa de José Rodrigues Miguéis e Leituras poliédricas: estudos sobre Cesário Verde, Gomes Leal, Raul Brandão, José Régio, José Rodrigues Miguéis, Vitorino Nemésio.

José Rodrigues Miguéis (1901-1980) foi um escritor português, licenciado em Direito e em Ciências Pedagógicas. Personagem muito activa, envolveu-se em movimentos de intervenção cívica e democrática. Depois de ver o seu nome censurado nos jornais, parte em 1935 para os Estados Unidos, onde vive a maior parte da sua vida.

A obra deste autor enquadra-se predominantemente ao nível da ficção narrativa e da crónica-ensaio. Sendo este um acérrimo leitor de Camilo Castelo Branco e Eça de Queirós, acabou por se revelar um mestre na ironia e no humor, problematizando as contradições sociais e analisando o sujeito individualmente em situações de amargura e perda, em busca da sua identidade.

No decorrer desta actividade foi visionada uma entrevista a Teresa Martins Marques a propósito da obra deste autor, enquadrada nos extras do filme O milagre segundo Salomé, do realizador Mário Barroso, baseado no romance homónimo de José Rodrigues Miguéis. Este vai ser o filme que no mês de Março poderá assistir na sessão de "Cinema na Biblioteca" integrado no ciclo "Gutemberg, Lumiére e Companhia", já no próximo dia 27 de Março pelas 18h00.

1 comentários:

Anónimo disse...

A Dr Teresa Martins Marques é a maior especialista dA Obra de José Rodrigues Miguéis.

visões, neurónios & afectos