16 março 2009

Frei Manuel do Cenáculo e o Iluminismo em Portugal

A Biblioteca Pública de Évora comemorou mais um aniversário do seu fundador, Frei Manuel do Cenáculo. As comemorações tiveram lugar no passado dia 12 de Março na Sala de Leitura da Biblioteca, com a presença de Pedro Calafate.


Frei Manuel do Cenáculo nasceu em Lisboa a 1 de Março de 1724 e veio a falecer em Évora a 26 de Janeiro de 1814, após as invasões francesas. Vanguardista das ideias iluministas em relação à educação, foi uma personagem activa na reforma de algumas medidas educativas do Marquês de Pombal e fundador de algumas bibliotecas em Portugal, nomeadamente a de Évora. Esta biblioteca foi inaugurada em 1805, já com uma valiosa colecção bibliográfica de cerca de 50 mil volumes.

Coube a Pedro Calafate a fazer as honras da casa e a proferir uma conferência sobre a vida e obra desta ilustre personalidade do século XVIII, intitulada "Frei Manuel do Cenáculo e o Iluminismo em Portugal". Pedro Calafate é professor Catedrático no Departamento de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e autor de várias obras, de entre as quais se destacam a História do Pensamento Filosófico Português e A ideia de Natureza no século XVIII em Portugal.

0 comentários:

visões, neurónios & afectos