23 dezembro 2008

Os senhores da guerra não gostam de fado


Foi no passado dia 5 de Dezembro, pelas 21h30, que o fadista alentejano António Passão esteve presente na Biblioteca Pública de Évora para a apresentação da sua obra Os senhores da guerra não gostam de fado. Esta foi uma iniciativa organizada pela Biblioteca em colaboração com a Câmara Municipal de Évora.

Nesta obra, que segundo o autor, foi escrita com o intuito de dar a conhecer melhor este género musical e a sua história, reúne cerca de 114 crónicas sobre fado escritas entre Março de 2002 e Abril de 2007. Aqui se podem encontrar referências práticas e nomes ligados ao fado como por exemplo Berta Cardoso, Amália Rodrigues, Linhares Barbosa, Jaime Santos ou Armandinho.
Esta obra é uma edição do autor que aborda as seguintes temáticas: "Tudo na vida termina num fado"; "Sentimentos e emoções"; "Lugares históricos do fado"; "Algumas figuras de ontem e de sempre"; Críticas e elogios"; Crónicas da vida e seu relativismo ao fado"; Poetas e letristas"; "O que se cantou e ainda se canta no fado"; "Fado, seu enquadramento histórico, social e cultural".

A sessão de apresentação decorreu acompanhada com guitarra portuguesa e António Passão interpretou alguns fados.

0 comentários:

visões, neurónios & afectos