23 dezembro 2008

Última sessão da Comunidade de Leitores


Teve lugar no dia 15 de Dezembro a última sessão da Comunidade de Leitores, com a moderação de Helena Vasconcelos. Antes do início da sessão de debate sobre a última leitura, os membros desta comunidade juntaram-se para um jantar de convívio e de despedida.

A obra escolhida para o encerramento desta comunidade foi a Rapariga de brinco de pérola de Tracy Chevalier. Esta é um romance sobre a Holanda setecentista, cujo centro da acção é em Delft. Aqui se retrata o pintor holandês Vermeer e como uma criada da sua casa pode ter um papel tão determinante na obra de um pintor tão meticuloso como este.

Tracy Chevalier parte de um pormenor deste famoso quadro e da lacuna histórica em torno deste para construir a narrativa, adoptando o mesmo nome do quadro. A jovem seria uma criada protestante, cuja família caiu na probreza e na miséria, e por isso se viu obrigada a servir em casa do pintor católico. Fascinada pelo ambiente artístico, a jovem oscila entre o encanto da sedução de Vermeer e a vida puritana ao lado do homem do talho.

A reunião, como de costume, decorreu bastante animada, podendo-se afirmar que esta comunidade de leitores se tornou mais do que simples sessões de reunião periódica: tornou-se num grupo de amigos que gostam de trocar ideias sobre o que leram.

A Comunidade de Leitores encerrou um capítulo, mas em Janeiro voltará o habitual grupo de leitura com a obra de Mia Couto, Venenos de Deus, remédios do diabo.

0 comentários:

visões, neurónios & afectos