30 novembro 2008

Orquestra de Palavras

"Sons, cores, cheiros, texturas, sabores, tudo pode ser repescado a partir da imaginação sensorial, desenvolvendo a inteligência emocional dando-lhe formas através da expressão criativa."

No passado dia 9 de Novembro a Biblioteca Pública de Évora recebeu Paulo Condessa para formar Mediadores de leitura na "Orquestra de Palavras: oficina de expressão emocional e inteligência criativa".

Durante sete horas, num clima descontraído e propício à livre expressão realizaram-se jogos e exercícios individuais e em grupo de forma a promover a concentração e a descontração, o som e o silêncio, o recolhimento e a partilha.

Esta formação é um método de investigação prática e lúdica do Ser Humano que utiliza a linguagem interior de cada um como fonte de bem-estar individual e colectivo. Durante a formação foram desenvolvidas quatro oficinas: Massagem poética,Tradução sentimental, Rítmósssílabas e Guru alfabético.

A Massagem poética teve como objectivo aumentar o prazer físico da leitura, onde se combina a leitura sensorial, a escrita criativa e a massagem sonora. Utilizando técnicas de transcrição a partir da tradução da leitura em escrita e da tradução da escrita em leitura, a oficina de Tradução sentimental combina a leitura sensorial criativa e a escrita sensorial criativa de forma a estruturar e fruir a identidade sensível a partir das bipolaridades na língua - o abstracto e o concreto, o Eu e o Outro. Com o objectivo de desenvolver o ouvido poético, quebrar limitações linguísticas, aumentar as fontes de prazer e abrir os sentidos na leitura, a oficina de Rítmóssílabas tratou as palavras como pura matéria sonora através de leituras emparelhadas e jogos de atenção, explorando-se as vias do sentido a partir do absurdo. Por fim, a oficina Guru alfabético explorou a produção e recepção do imaginário como fonte de auto-conhecimento e equilíbrio emocional, ou seja, experimentar a literatura como fonte de conhecimento e equilíbrio.

0 comentários:

visões, neurónios & afectos