10 novembro 2008

3ª e 4ª sessões da Comunidade de Leitores

As sessões da Comunidade de Leitores continuam cada vez mais animadas!

Desde Setembro que, em média duas vezes por mês, os membros da comunidade se reúnem na Sala de Cimélios da Biblioteca Pública de Évora para acesas discussões sobre as obras propostas por Helena Vasconcelos. A cada sessão que passa, os participantes mostram-se mais entusiasmados e contribuem com diferentes perspectivas da mesma leitura, embora estas se complementem umas às outras.

Para a terceira sessão foi lida a obra de Retrato do artista quando jovem de James Joyce. Esta foi a terceira publicação do autor (1916), que faz conjunto com mais duas publicações posteriores: Ulisses e Finnegans Wake. Estas três obras podem ser lidas como etapas (in)dependentes de uma aventura que caminha cada vez mais fundo por territórios inexplorados. O guia desta aventura é Stephan Dedalus, que é apresentado em o Retrato do artista quando jovem, para depois protagonizar em Ulisses e aparecer também em Finnegans Wake.

Com algumas coincidências biográficas com a vida do escritor, capítulo a capítulo acompanha-se o crescimento intelectual de um jovem que haverá de descobrir que a sua vocação é estar "rente ao coração selvagem da vida" e poder esperar " apertar nos braços a beleza que ainda não veio ao mundo".

O Iluminador de Brenda Rickman Vantrease, primeira obra desta autora, foi o mote para o debate da 4ª sessão da Comunidades de Leitores, que decorreu no passado dia 5 de Novembro. Este romance de amor, religião, arte e traição desenrola-se em Inglaterra no século XIV. Esta foi uma época de peste, desassossego social e político e das primeiras manifestações reformistas. Nesta trama Finn é um mestre iluminador que trabalha para a Igreja e secretamente para John Wycliffe, que defende a necessidade de A Bíblia ser traduzida para a língua inglesa. Mas este não é o único segredo na vida do iluminador...

Este revela-se um romance denso, complexo e carregado de simbolismo, onde as personagens e a acção se entrelaçam como o trabalhado das iluminuras.

Ainda faltam mais duas sessões desta Comunidade dedicadas às obras Possessão de A. S. Byatt e Rapariga com brinco de pérola de Tracy Chevalier. Participe!

1 comentários:

Anónimo disse...

Apenas uma pergunta: que andam a fazer os jovens de Evora?
Marta Asensio

visões, neurónios & afectos