23 setembro 2008

Exposição de documentos japoneses

Por um dia, alguns dos raros documentos relacionados com o Japão saíram da Casa Forte e integraram uma breve exposição na Sala de Leitura da Biblioteca Pública de Évora.


A encerrar a 19ª Annual Conference of the European Association of Japan Resource Specialists, organizada pelo Centro Científico e Cultural de Macau, o grupo de participantes teve a oportunidade de se deslocar à Biblioteca Pública de Évora para poder visualizar uma mostra de documentação relativa ao Japão, no passado dia 19 de Setembro.


De entre os vários documentos expostos, essencialmente do século XVI, enumera-se do fundo Manizola As Memórias das Missões... (Cod. XLII, nº12), a Carta que o Padre Mateus Riccio escreveu da Cidade de Xaocheo ao Padre Visitador (Cod. CXV / 2-7, nº1), Elogios Latinos aos Mártires do Japão por um Padre da Companhia de Jesus (Cod. CXVI / 1-5), Fragmentos pertencentes à História e Governo da Companhia de Jesus no Japão e Índia (Cod. CXVI / 2-11, nº44).


Em destaque, estiveram expostos também alguns fragmentos do comummente designado Biombo de Évora. Este é composto por um conjunto de documentos/fragmentos manuscritos em japonês do século XVI.

0 comentários:

visões, neurónios & afectos