18 setembro 2008

Primeira sessão da Comunidade de Leitores na BPE


Realizou-se ontem a primeira de seis sessões da Comunidade de Leitores na BPE. Desta vez, a obra em foco foi o clássico Retrato de Dorian Gray, de Óscar Wilde.

Numa sessão bastante animada e recheada de intervenções dos participantes, Helena Vasconcelos, a animadora deste ciclo de sessões, ia provocando e fornecendo linhas-guia para a abordagem da obra.

Muito mais que a discussão da narrativa em si, o livro também serviu de pretexto para falar sobre a vida conturbada do próprio autor, da sociedade vitoriana em que viveu, de correntes literárias e artísticas que influenciaram a sua obra.

Nesta sessão couberam todas a opiniões, chegando-se a gerar animadas discussões, que rondaram temas como ética e moral, diferentes interpretações da mensagem da obra, projecção da vida do autor nesta obra em concreto e muitas outras questões que foram sendo levantadas.

Helena Vasconcelos, grande conhecedora da obra e com larga experiência na animação deste género de actividades, ia colocando perguntas, apimentando a conversa, envolvendo permanentemente os participantes na discussão e na descoberta da obra.

Seguem-se outras cinco sessões, em que em cada uma se aborda um livro diferente, todos eles escolhidos sob o tema “Linguagem Literária, Linguagem Pictórica”. A próxima sessão é já no próximo dia 01 de Outubro e a obra em foco é A Ronda da Noite, de Agustina Bessa-Luís.

Inscreva-se para as próximas sessões!

0 comentários:

visões, neurónios & afectos