02 julho 2008

Apresentação do Livro : À Flor da Pele


Teve lugar na BPE, no dia 20 de Junho pelas 18h30 a apresentação do livro À Flor da Pele do poeta e crítico de poesia, António Carlos Cortez. A abertura da sessão esteve a cargo do Prof. António Cândido Franco, mas também esteve presente na apresentação Manuel Silva Terra da Casa do Sul Editora.

O Dr. António Carlos Cortez, poeta com apenas 32 anos, já conta com a publicação de quatro obras poéticas: Ritos de Passagem, que é uma espécie de diário sobre a saída da sua adolescência e iniciação na poesia, Barco no Rio, A Sombra no Limite e À Flor da Pele que é uma obra poética sóbria e simples.

De acordo com a interpretação do Prof. Cândido Franco, esta obra possuí uma certa dose de linguagem hermética que faz apelo aos sentidos. Estas sugestões interpretativas foram ilustradas através da leitura em voz alta de alguns poemas de António Cortez. Entre os quais destacam-se "Modo de Olhar", que é uma poesia fechada sobre si mesma, mas onde prevalece a atracção pelo silêncio; "Palavras para Quê", que é um poema cuja temática está relacionada com as intenções e propósitos das palavras.

Após a intervenção do Prof. António Cândido Franco, o poeta agradeceu as leituras feitas à sua mais recente obra poética e numa frase resumiu a sua obra como sendo "Uma Poética do Silêncio e da Intencidade". Seguidamente procedeu à leitura de três dos seus poemas: "Tudo o que Somos", "Praia" e "Ecos". E é neste clima de "leitura dos sentidos" que António Cortez deu por terminada a apresentação do seu livro de poesia.

0 comentários:

visões, neurónios & afectos