07 fevereiro 2011

Apresentação do livro LEITURA, A QUANTO OBRIGAS!


Apresentação do livro

LEITURA, A QUANTO OBRIGAS!:

Perfil Psicomotor e as Dificuldades na Aprendizagem da Leitura,

de Isabel de Almeida

10 Fevereiro | quinta-feira | 20h30 | Biblioteca Pública de Évora

Apresentação pelo Prof. Doutor Palma Góis

Editora: Coisas de Ler

Público: Geral, Professores, Educadores de Infância, Pais

Entrada livre

O livro

De forma clara e bem articulada, percebe-se da sua leitura, a importância da conjugação do desenvolvimento neurológico com os factores ambienciais, nomeadamente a interacção precoce com a figura materna primeiro, e mais tarde com o meio mais alargado, em que o pai assume também ele um papel precoce relevante. Dessa conjugação se vão construindo os laços e vínculos que proporcionarão à criança os ingredientes essenciais – confiança, segurança, auto-estima, desejo de explorar e conhecer – para iniciar e prosseguir o seu percurso escolar.

Com efeito, todos nós passamos a dispor futuramente, de um instrumento capaz de detectar precocemente futuras dificuldades na aquisição da leitura por parte de algumas das nossas crianças, que infelizmente nos chegam às consultas numa altura em que a reeducação, tantas vezes penosa e difícil, se torna a única alternativa.

Augusto Carreira in Prefácio

A autora

Isabel de Almeida nasceu em Lisboa, na freguesia de S. Mamede a 15 de Setembro de 1955.

Em 1961 ingressou na Escola Primária de Santa Teresinha do Menino Jesus donde transitou em 1965 para o Liceu Maria Amália Vaz de Carvalho.

Em 1973 concluiu o Liceu e ingressou no Curso de Medicina na Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa da Universidade Nova.

Após a conclusão da licenciatura sentiu necessidade de experimentar diferentes áreas que o curso de Medicina encerra pelo que a sua decisão pela Pedopsiquiatria se deu em 1995.

Entretanto foi mãe de três filhos facto que também concorreu para uma maior necessidade de ampliar os seus conhecimentos médicos.

É mestre em Saúde Escolar pela Faculdade de Medicina de Lisboa tendo defendido a Tese em 2007.

Em 2009 colaborou com o Instituto Superior Miguel Torga, tendo leccionado a disciplina de Psicopatologia do Desenvolvimento no Mestrado de Psicologia Clínica.

A sua actividade clínica reparte-se por actividade clínica em consultório e Consultadoria em Pedopsiquiatria.

É membro da Sociedade Portuguesa de Psicanálise desde 2002.


0 comentários:

visões, neurónios & afectos