08 setembro 2010

Inauguração da Exposição LETRAS E CORES, IDEIAS E AUTORES DA REPÚBLICA


No ano em que se comemoram cem anos sobre a implantação da República, a DGLB concebeu uma exposição a partir de textos de autores que marcaram decisivamente a cultura humanístico-literária em Portugal no final do século XIX e início do século XX, convidando dez ilustradores a tratar plasticamente dez temas representativos do contexto social, político, cívico e cultural da época.

O resultado mostra de que forma literatura e arte, passado e presente, se podem cruzar de forma coerente e harmoniosa, dando corpo a um percurso fulcral da história portuguesa contemporânea: o triunfo da ideia republicana de cidadania, a instauração do regime, a participação de Portugal na I Grande Guerra e a vida política, social, cultural e artística deste período.

A exposição, patente até dia 12 de Novembro, completa-se com a mostra de periódicos e livros da época provenientes do espólio da BPE, reveladores dos acontecimentos mais marcantes no processo de transição do regime monárquico para a República.



CONFERÊNCIA DE ABERTURA
16 de Setembro | Quinta-feira | 18h30 | BPE

Orador: Alfredo Caldeira

Administrador do Arquivo & Biblioteca da Fundação Mário Soares, a sua intervenção tem-se desenvolvido, essencialmente, no âmbito da utilização de sistemas informáticos em arquivos e bibliotecas, na organização de exposições e colóquios de natureza cultural e no desenvolvimento de relações de cooperação com os países de língua oficial portuguesa. Autor de diversas publicações de cariz histórico, jurídico e político, participa frequentemente em iniciativas culturais e de divulgação.

Organização: Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas | Biblioteca Pública de Évora
ENTRADA LIVRE mediante inscrição prévia


0 comentários:

visões, neurónios & afectos