24 maio 2010

Os próximos eventos na sua biblioteca


De 31 de Maio a 19 de Julho | Todas as Segundas-feiras
20h00 – 23h00
Oficina de Escrita Criativa II
por Alix de Carvalho

Conteúdos

1. O lugar da escrita, o lugar da leitura.
2. Escrita: desejo de escrever, imaginação, plano, estilo, reescrita.
3. História: narração, personagem, descrição, tempo, diálogo, intriga.
4. Literatura: género.

ENTRADA LIVRE mediante inscrição prévia
Inscrições através do telf. 266 769 330


25 | Terça-feira
18h30
Sessão Pública
Sessão de apresentação pública de recursos pedagógicos em Educação para o Desenvolvimento, no âmbito do projecto “Hoje as Crianças, Amanhã o Mundo”

A AIDGLOBAL – Acção e Integração para o Desenvolvimento Global, é uma Organização Não Governamental, sem fins lucrativos, com sede em Loures, que desenvolve a sua actividade desde 2005, nas áreas da Cooperação e Educação para o Desenvolvimento, tendo vindo a empenhar-se fortemente na concepção e disseminação de materiais técnico-pegadógicos, orientados em especial para escolas.

Neste cenário, surge o projecto “Hoje as Crianças, Amanhã o Mundo”, co-financiado pelo IPAD (Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento), o qual tem como objectivo geral contribuir para a promoção de uma cidadania global responsável, que tenha por base princípios e valores como os da solidariedade, a paz e a justiça.

Pretende ainda disseminar os valores e as temáticas da Educação para o Desenvolvimento junto de crianças com idades compreendidas entre os 4 e os 12 anos, bem como das instituições e agentes educativos que com elas trabalham, contribuindo para uma maior oferta de recursos didáctico-pedagógicos com vista à abordagem das referidas temáticas.

Esta sessão destina-se a dar a conhecer os novos recursos pedagógicos a todos os agentes educativos, assim como possibilitar a distribuição gratuita, pelos seus representantes, de um exemplar de cada um deles.

Organização: AIDGLOBAL – Acção e Integração para o Desenvolvimento Global

ENTRADA LIVRE mediante inscrição prévia


26 | Quarta-feira
18h30
Apresentação de livro
RELIGIOSIDADE POPULAR NO ALENTEJO, de David de Morais
Editora: Colibri

Com a presença do autor e do editor Fernando Mão-de-Ferro
Apresentação por Rui Arimateia

Organização: Edições Colibri | Apoio: BPE, CME
ENTRADA LIVRE mediante inscrição prévia


Resumo

O autor estudou, durante cerca de três décadas, a Festa da Santa Cruz da Aldeia (freguesia de Santiago Maior, concelho do Alandroal, distrito de Évora), que tem como figuras centrais a Mordoma e a Madalena, esta última decalcada da bíblica e enigmática Maria Madalena. Neste livro, os particularismos locais daquela representação de religiosidade popular são integrados e comparados com o fenómeno da religiosidade em geral ao longo do seu devir histórico. Depois, os conteúdos manifestos e latentes daquele rito paralitúrgico são analisados sob as ópticas da Religião Popular, do Simbólico e da Antropologia Psicanalítica. Sendo Maria Madalena a personagem principal da Festa da Santa Cruz da Aldeia da Venda, as suas controversas representações na cultura e no imaginário popular são aqui aprofundadas e analisadas.


27 | Quinta-feira

18h00

Apresentação de livro NA PÁTRIA DO CARDO, de Maria João Marques
Editora: Casa do Sul / LICORNE
Com a presença da autora

Organização: Casa do Sul / LICORNE | Apoio: BPE
ENTRADA LIVRE mediante inscrição prévia

19h00
Roda de Leitura em volta do conto O REGRESSO, de Antunes da Silva
Leitora-guia: Maria João Marques

ENTRADA LIVRE mediante inscrição prévia


28 | Sexta-feira
18h00
Cinema na Biblioteca
CICLO GUTEMBERG, LUMIÉRE E COMPANHIA
FILME DO MÊS: Os Irmãos Grimm (The Brothers Grimm), de Terry Gilliam

Sinopse
Dois irmãos viajam pela Alemanha dominada pelas tropas napoleónicas, no início do século XIX, fingindo que livram os habitantes das povoações de monstros e demónios em troco de dinheiro fácil. Mas quando são chamados pelas autoridades francesas para desvendar o misterioso desaparecimento de umas jovens, os charlatães vêem-se forçados a enfrentar forças malignas reais...

ENTRADA LIVRE

Até 25 de Junho | Sexta-feira
Exposição
O CONVENTO DO CALVÁRIO E OS 300 ANOS DA FUNDAÇÃO DO CONVENTO DO LOURIÇAL

Exposição comemorativa dos 300 anos da Fundação e Erecção Canónica do Mosteiro do Louriçal, o único Mosteiro Histórico da Ordem Clareana em Portugal Continental que continua a ser habitado no século XXI. A fundação do Mosteiro está umbilicalmente ligada à nossa cidade, uma vez que foi do Convento do Calvário, em Évora, que partiu o núcleo de religiosas que fundou o Mosteiro do Louriçal. Nesta exposição, através de documentos provenientes do espólio da Biblioteca Pública e do Arquivo Distrital, aborda-se a história e o caminho percorrido pelas Clarissas de Évora até ao Louriçal, no Concelho de Pombal.

Organização: Clarissas do Desagravo, Mosteiro do Santíssimo Sacramento, Louriçal | Biblioteca Pública de Évora | Arquivo Distrital de Évora | Arquidiocese de Évora

Comissária | Selecção de documentação: Antónia Fialho Conde
Apoios: Câmara Municipal de Évora | Museu de Évora | CIDEHUS-UÉ

0 comentários:

visões, neurónios & afectos