24 maio 2010

Apresentações de livros na BPE





















Esta semana vão ser apresentadas duas obras sobre o nosso Alentejo na Biblioteca Pública. A primeira, Religiosidade Popular no Alentejo, de David Morais é apresentada já na Quarta-feira, dia 26, às 18.30 horas.

No dia seguinte, às 18.00 horas, é a vez de Na Pátria do Cardo, um livro de Maria João Marques sobre o escritor eborense Antunes da Silva.

Logo de seguida, às 19.00 horas, continua a homenagem ao
autor transtagano em mais uma Roda de Leitura em volta do conto O Regresso, integrado na obra Gaimirra.

26 | Quarta-feira

18h30
Apresentação de livro
RELIGIOSIDADE POPULAR NO ALENTEJO, de David de Morais
Editora: Colibri
Com a presença do autor e do editor Fernando Mão-de-Ferro
Apresentação por Rui Arimateia

Organização: Edições Colibri | Apoio: BPE, CME


Religiosidade Popular no Alentejo, de David Morais
O autor estudou, durante cerca de três décadas, a Festa da Santa Cruz da Aldeia (freguesia de Santiago Maior, concelho do Alandroal, distrito de Évora), que tem como figuras centrais a Mordoma e a Madalena, esta última decalcada da bíblica e enigmática Maria Madalena. Neste livro, os particularismos locais daquela representação de religiosidade popular são integrados e comparados com o fenómeno da religiosidade em geral ao longo do seu devir histórico. Depois, os conteúdos manifestos e latentes daquele rito paralitúrgico são analisados sob as ópticas da Religião Popular, do Simbólico e da Antropologia Psicanalítica. Sendo Maria Madalena a personagem principal da Festa da Santa Cruz da Aldeia da Venda, as suas controversas representações na cultura e no imaginário popular são aqui aprofundadas e analisadas.



27 | Quinta-feira

18h00
Apresentação de livro
NA PÁTRIA DO CARDO, de Maria João Marques
Editora: Casa do Sul / LICORNE
Com a presença da autora

Organização: Casa do Sul / LICORNE | Apoio: BPE
ENTRADA LIVRE mediante inscrição prévia

19h00
Roda de Leitura
em volta do conto O REGRESSO,
de Antunes da Silva
Leitora-guia: Maria João Marques

ENTRADA LIVRE mediante inscrição prévia

Na Pátria do Cardo, de Maria João Marques
A escolha do título Na Pátria do Cardo para este estudo deve-se à relevância do espaço Alentejo enquanto eixo central na vida e na obra do cidadão e intelectual Antunes da Silva e é fruto da passagem de Gaimirra (1983) com que finalizamos esta proposição: “Ontem encresparam-se os matos. Entre os ermos, o cardo é a planta menos efusiva e material. A mais audaz. Será um cardo que ficará junto ao rosto do sol, na futura bandeira do Alentejo. Bem vindos a esta Pátria.”

Ambas as sessões são de entrada gratuita, mediante inscrição prévia. As marcações devem ser feitas no sítio da BPE na Internet ou através do nº de telefone 266 769 330.

0 comentários:

visões, neurónios & afectos