19 abril 2010

Final Distrital do Concurso Nacional de Leitura: os resultados


Decorreu no passado Sábado mais uma Final Distrital do Concurso Nacional de Leitura. 24 jovens do distrito de Évora vieram à Biblioteca Pública para participar numa prova que aferiu os melhores entre os melhores leitores do distrito.

Foi num ambiente animado, que contou com a presença de professores e encarregados de educação, que decorreram as provas que testavam as competências de leitura dos alunos.


As provas incidiam sobre o conteúdo de obras literárias previamente seleccionadas por um júri distrital, em duas categorias distintas: 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário.


Para a primeira categoria os alunos leram A Odisseia : aventuras de Ulisses, herói e navegador da Grécia antiga (adaptação em prosa do poema de Homero), de Joäo de Barros, A volta ao mundo em oitenta dias, de Júlio Verne e O cão dos Baskervilles, de Arthur Conan Doyle.


Ao nível do Ensino secundário, os estudantes testaram conhecimentos sobre Expiação, de Ian MacEwan, A Odisseia de Homero adaptada para jovens, de Frederico Lourenço e O Conde de Abranhos, de Eça de Queirós.


Os resultados das provas foram globalmente muito positivos, tendo-se apurado dois vencedores e um suplente em cada categoria, a quem cabe o papel de representar o nosso distrito na final Nacional, em Lisboa.


Os finalistas do 3º Ciclo do Ensino Básico foram João Miguel Gimenez Jacinto, da Escola Secundária com 3º Ciclo do Ensino Básico de Montemor-o-Novo, Inês Filipa Banha Godinho, da Escola Básica dos 2º e 3º ciclos Sebastião da Gama e em suplente ficou Ana Catarina Rufas da Silva Santos, da Escola Básica Integrada de Vendas Novas.


Os vencedores da categoria Ensino Secundário foram Margarida Maria Costa Pinto Duarte, da Escola Secundária com 3º Ciclo do Ensino Básico Públia Hortênsia de Castro, João Carlos Palmela Farrica, da Escola Secundária com 3º Ciclo do Ensino Básico de Montemor-o-Novo, e como suplente ficou apurada Zang Shanshan, também da Escola Secundária com 3º Ciclo do Ensino Básico de Montemor-o-Novo.

Aos vencedores endereçamos os nossos sinceros parabéns e desejamos uma boa representação na final do Concurso. Aos restantes, votos de boas leituras e que o gosto pela leitura os acompanhe pelo resto das suas vidas.


Pela parte da Biblioteca Pública de Évora, cá estaremos novamente para o próximo ano!

Este momento foi registado em fotografias, disponíveis em formato slideshare, aqui no nosso blog.


Mais informações sobre a Final Distrital aqui
Mais informações sobre o Concurso Nacional de Leitura aqui

0 comentários:

visões, neurónios & afectos