22 junho 2009

Cunha Rivara - 200 anos







23 de Junho Terça-feira
18.00 horas

Conferência
Evocando o historiador-orientalista J.H. Cunha Rivara,



por Teotónio R. de Souza (Director do Departamento de História da Universidade Lusófona)

Entrada livre mediante inscrição prévia





Amanhã, Terça-feira, dia 23 de Junho, passam duzentos anos sobre o nascimento de Joaquim Heliodoro da Cunha Rivara, personalidade importantíssima na história da Biblioteca Pública de Évora, cuja obra ainda hoje é referência. Foi nesta instituição bibliotecário entre 1838 e 1855.

Como não poderia deixar de ser, a BPE assinala a data com uma conferência proferida por quem conhece bem sua vida e obra, o Professor Teotónio R. de Souza. Aborda-se uma faceta de Cunha Rivara entre nós mais desconhecida, a sua incursão pela Índia portuguesa, onde viveu grande parte da sua vida e desenvolveu a sua obra.


Aqui fica uma pequena síntese do seu percurso, pelo professor Teotónio R. de Souza:

Joaquim Heliodoro da Cunha Rivara foi filho de uma linhagem não portuguesa, uma mistura de famílias italiana e espanhola. Nasceu em Portugal, em Arraiolos, região famosa pelos seus tapetes, em 23 de Junho de 1809. (…)
Cunha Rivara, além de uma rua com o seu nome, tem também um agrupamento de escolas a ele dedicado. Embora formado em Medicina pela Universidade de Coimbra, tal como fora o caso do seu pai, começou a sua carreira como professor de Filosofia nas escolas, e serviu como bibliotecário na Biblioteca Pública de Évora. Foi eleito deputado para a Real Câmara dos Deputados em 1853, e terminou a sua carreira como secretário do Governo e comissário de Estudos na Índia Portuguesa. Ficou quase 22 anos na Índia e regressou a Portugal em 1877, onde morreu dois anos depois, sem qualquer sinal visível de reconhecimento público.

(O restante texto pode ser lido em
http://www.ciberduvidas.com/lusofonias.php?rid=2031)


Teotonio Rosário de Souza é Professor Catedrático na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias desde 1996. É autor / editor de 14 livros, e publicou 30 artigos em revistas especializadas, 55 capítulos em livros, 22 comunicações em colóquios / congressos, e uma centena de artigos de divulgação em Portugal e no estrangeiro. Recebeu 5 prémios e/ou homenagens. É sócio da Academia Portuguesa da História e da Sociedade de Geografia de Lisboa. Investiga e orienta investigação na área de História, Relações Internacionais e Estudos Culturais, com especial interesse em questões de identidades e culturas asiáticas.

0 comentários:

visões, neurónios & afectos