22 janeiro 2009

Novo ano, Novas leituras

Novo ano, novo Grupo de Leitura, novas obras!

Ontem, dia 21 de Janeiro, retomaram as leituras e as discussões entusiasmadas do Grupo de Leitura da Biblioteca Pública de Évora, em torno de uma obra. Este grupo volta às suas sessões habituais, com periodicidade mensal, estando prevista a leitura de obras de vários autores estrangeiros e lusófonos, nomeadamente:

- A mulher que escreveu a Bíblia, Moacyr Scliar
- Lillias Fraser, Hélia Correia
- O fiel jardineiro, John Le Carré
- Casas pardas, Maria Velho da Costa
- O quase fim do mundo, Pepetela
- Memorial do convento, José Saramago
- O amor nos tempos de cólera, Gabriel García Márquez
- O manual dos inquisidores, António Lobo Antunes

A animada sessão de ontem desenrolou-se à volta do mais recente romance de Mia Couto - Venenos de Deus, remédios do Diabo. Segundo o autor, este é um livro que fala sobre o tempo, o passar do tempo, sobre a capacidade de mentir e encenar para poder existir, e também sobre a morte e o amor num lugar imaginário. A Vila Cacimba é uma terra ficcionada que só existe atravé da mentira e quem lá chega também mente. O livro é uma incursão ao universo familiar onde se escondem vários segredos.

A história de Venenos de Deus, remédios do Diabo desenrola-se em torno da paixão de um jovem médico português, Sidónio Rosa, por uma moçambicana (Deolinda) que conheceu em Lisboa. Este viaja para a Vila Cacimba, em Moçambique, na esperança de encontrar a sua amada. No entanto, o que encontra são segredos e mistérios - as histórias não contadas de Vila Cacimba.

A próxima sessão do Grupo de Leitura será em Fevereiro, no dia 25, com a obra Este país não é para velhos de Cormac McCarthy.

0 comentários:

visões, neurónios & afectos