30 novembro 2008

Quinta sessão da Comunidade de Leitores

As sessões da Comunidade de Leitores estão quase no fim. Dia 19 de Novembro decorreu a quinta de seis sessões, cuja obra que deu mote a discussão foi a Possessão de A. S. Byatt.

A. S. Byatt, professora de literatura inglesa e americana no University College em Londres, descreve, nesta obra, dois romances em épocas diferentes: Tolland Michel e Maud Bailey; Randolph Henry Ash e Christabel LaMotte. Na Inglaterra de 1858, o poeta inglês R. H. Ash escreve uma carta endereçada a uma mulher. Cerca de cem anos depois, esta carta compõe um enigma para um grupo de estudiosos, pois a destinatéria da carta era até então desconhecida.

Inicia-se, assim, uma apaixonante investigação que, em clima de thriller, torna-se aos poucos uma história surpreendente, repleta de conflitos intelectuais e afectivos. Tolland e Maud com o objectivo de descobrir tudo sobre este romance, visitam muitas galerias em França e acabam por descobrir um mistério em forma de cartas e diários sobre o invitável e trágico final do romance.

A forma como esta obra está escrita, acaba por dar a sensação de que as personagens ainda estão vivas, em que ambos os casais vivem uma história misteriosa e fascinante, cheia de surpresas. Todos os poemas, cartas e diários foram escritos pela autora especialmente para o livro, sendo todos eles pequenas obras-primas anexas ao livro.

A última sessão desta Comunidade terá lugar no dia 3 de Dezembro, pelas 21h00, com a obra Rapariga com brinco de pérola de Tracy Chevalier.

Não falte!

0 comentários:

visões, neurónios & afectos