14 outubro 2008

Comunidade de Leitores: 2ª sessão

O quadro A Ronda da Noite, pintado por Rembrandt em 1642, e que deveria antes ser conhecido por A Companhia de Frans Banning Cocq e Willem von Ruytenburch, representa uma companhia de milicianos encabeçada por ricos mercadores de Amesterdão, pintada de forma dinâmica, prestes a marchar, ao invés de ser retratada em fila ou no banquete anual, como era convenção na época.

Este é o pano de fundo para a mais recente obra literária de Agustina Bessa Luís. A escritora octogenária desfia ficcionalmente a história da família Nabasco que possui há várias gerações uma cópia deste famoso quadro. A controvérsia que envolve a obra de Rembrandt, transparece nas vivências, amores e dramas desta família. O último membro dos Nabascos vive e morre a obsessão da interpretação do quadro.

Foi esta a obra que animou a segunda sessão da Comunidade de Leitores do dia 1 de Outubro, moderada por Helena Vasconcelos. Mais uma vez a sessão mostrou-se muito animada deixando um convite para a seguinte, que se realizará já amanhã, dia 15 de Outubro, com a obra Retrato de um jovem artista de James Joyce.

Não perca!

0 comentários:

visões, neurónios & afectos