05 junho 2008

Agualusa, Angola e o poder das mulheres

Éramos onze. Um bom número para uma reunião do Grupo de Leitura, que não é coisa para grandes multidões.
Quase todos tinham lido o livro, à excepção (vergonha das vergonhas!) do moderador, que se desculpou com outras leituras, se não mais interessantes certamente mais necessárias.
Sobre a bondade da escrita não parece haver dissonâncias notáveis. Que é uma escrita inovadora, que é um tanto complexa pelos diferentes níveis em que coloca a narrativa. Muito elaborada e, contudo lê-se facilmente e com agrado.
Sobre que é o livro afinal: "Uma metáfora de um pensamento ocidental sobre África", ou "uma elegia ao amor e à força das mulheres"? Ou as duas coisas? Provavelmente sim, e muito mais, que esta é uma obra de muitas e desvairadas interpretações, como se quer a boa arte.
No fim, como é costume, deram-se as estrelinhas, que aqui ficam registadas:
Dulce: **** Júlio: **** Cláudia: ***** Margarida: **** Filipe: **** Manuela: *** Lurdes: ***** Hipólita: *****
No próximo mês cá estaremos à volta de um novo livro. Desta vez "O bandolim do capitão Corelli", de Luís Berniéres, edições ASA.

Boas leituras!


2 comentários:

Cláudia Sousa Pereira disse...

Foi, de facto, uma boa discussão... à altura do livro. É sempre interessante quando a própria temática do livro é discutida: o Amor, o "machismo", o poder das mulheres, Angola?
Boas leituras e até Julho!

Anónimo disse...

Deixo um comentario geral sobre o blog, ja que nao pude estar presente na reuniao do grupo (que por sinal parece estar a progredir muito bem!). Bom esforco e por favor continuem, e uma maneira muito agradavel de estar a par das actividades e reaccoes as mesmas, o que evidentemente nao pode estar no site. Tem uma faceta humana e interactiva muito apelativa. Gostei muito! *****
Marta

visões, neurónios & afectos