05 julho 2011

Apresentação do livro SALADA DE FLORES


SALADA DE FLORES

de FERNANDA BOTELHO E SARA SIMÕES


Público-alvo

Crianças a partir dos cinco anos, pais, avós, professores e educadores


Didáctico e instrutivo sem nunca ser maçador, Salada de Flores constitui uma introdução perfeita e cada vez mais necessária ao universo das plantas, sobretudo nos tempos modernos, em que o nosso quotidiano essencialmen­te urbano afasta as crianças do contacto com a natureza.

Além de incluir seis receitas com flores comestíveis, a pre­sente obra contém ainda, nas suas últimas páginas, um pe­queno guia sobre as propriedades terapêuticas de diversas plantas, especificamente pensado para pais e professores.

Ao indicar o nome e a família a que pertencem inúmeras plantas, este livro infantil encantador ensina os leitores de palmo e meio a tratar as flores, as árvores, os frutos e os legumes por «tu», promovendo simultaneamente boas práticas alimentares.

Com a mais-valia de alertar os mais pequenos para questões ecológicas, Salada de Flores fomenta a prática de técnicas agrícolas ambientalmente responsáveis e sustentáveis, caso do fabrico e do uso da compostagem em substituição dos adubos químicos.


SINOPSE

Uma horta ecológica onde não há lugar para adubos químicos, uma piscina em que a limpeza da água não depende do cloro, e uma casa de argila e de palha, com um jardim no telhado, são o cenário ideal para a aventura da Sara, da Maria, da Carolina e do Rodrigo, quatro amigos de palmo e meio que partem à descoberta da natureza. Por entre a delicadeza e o rigor científico das aguarelas de Sara Simões, os nossos protagonistas ficam a saber que as plan­tas – sejam elas legumes, flores, árvores ou frutos – têm nomes, apelidos e até famílias, tratando-se umas às outras em caso de doença.


Os homens, conta-nos o texto de Fernanda Botelho, podem também usufruir das propriedades medicinais das plantas e preparar inclusive receitas deliciosas com elas. Salada de Flores inclui, afinal, um pequeno guia elucidativo feito à medida de pais e de professores, embora as suas páginas se dirijam sobretudo aos mais novos, revelando-lhes de forma sempre divertida um pouco do poder encantatório da natureza.


SOBRE A AUTORA

Fernanda Botelho nasceu na Tojeira, concelho de Sintra, em 1959 e, com 17 anos, viajou para Londres, onde iniciou e concluiu a formação como educadora no método Montessori. Na capital inglesa, estudou ainda pedagogia Waldorf e fotografia, tendo realizado vários cursos sobre plantas medicinais. Membro da Herb Society UK desde 1997, regressou a Portugal aos 37 anos e desenvolveu diversos projectos de educação ambiental junto de escolas, de associações culturais e de câmaras municipais. É neste âmbito que se insere a sua participação no programa Eco-Escolas, para o qual organizou ateliers sobre plantas aromáticas e medicinais.


Colaboradora de revistas e sítios virtuais, bem como autora do blogue www.malvasilvestre.blogspot.com, estudou lite­ratura infantil com António Torrado e Margarida Fonseca Santos. Mais tarde, publicou As Plantas e a Saúde, um guia básico de primeiros socorros, bem como duas agendas: uma de plantas medicinais em 2010 e outra sobre árvores e arbustos no ano seguinte. No seu jardim, partilha os dias com plantas medicinais espontâneas e cultivadas, um enorme sabugueiro, uma velha figueira, muitos pássaros e alguns gatos.


SOBRE A ILUSTRADORA

Natural de Lisboa, onde nasceu em 1980, Sara Simões mostrou ter, desde pequena, uma apetência especial para o desenho. Não surpreende que se tenha licenciado em Design Industrial, em 2002, e aprofundado a sua formação em áreas afins, como a animação, o webdesign e a modelação a três dimensões por computador. Entre 2005 e 2007, o gosto pela observação da natureza levou-a a estudar Ilustração Científica com o biólogo Pedro Salgado e, mais tarde, a in­tegrar expedições de desenho de campo às Berlengas, ao Douro Internacional e à Amazónia. Designer e ilustra­dora, tem emprestado o talento a inúmeras actividades: concepção de projectos de mobiliário e de stands para feiras; criação de personagens, ambientes e storyboards para animação em 3D; e construção de interfaces gráficos para software educativo.


Autora do livro Uma Mão Cheia de Amoras e com ilustrações publicadas em revistas científicas, romances, catálogos de exposições e um guia de campo, Sara Simões revela uma pequena parte da sua criatividade no blogue www.velhadaldeia.blogspot.com.



0 comentários:

visões, neurónios & afectos