09 março 2011

Biblioteca Pública de Évora aumenta o nº de visitantes em 2010


A Biblioteca Pública de Évora presta contas das suas actividades do ano de 2010 e apresenta os projectos para o futuro próximo durante uma sessão pública designada “Relatório & Contas”. A sessão tem lugar no dia 16 de Março, quarta-feira, às 18.00 horas e conta com a presença de Jorge Couto, director-geral do Livro e das Bibliotecas. Integra igualmente a entrega de prémios aos melhores leitores da BPE, bem como a inauguração da exposição “O que é o Teatro?”, assinalando o mês dedicado a esta arte.


Um dos dados mais significativos é o crescimento acentuado do número de visitantes e participantes nas actividades da BPE que atingiu mais de 67.000 em 2010, um número notável sobretudo se comparado com os cerca de 47.500 em 2006. Este crescimento continuado é inegavelmente o resultado de uma política de abertura à comunidade e das muitas actividades desenvolvidas na Biblioteca, que assim atraem públicos diversificados.


Para além de outros dados relevantes que serão apresentados durante a sessão, sublinhem-se os seguintes:

A melhor leitora da BPE tomou de empréstimo 126 livros ao longo do ano de 2010;

Nesse ano, inscreveram-se 612 novos utilizadores num total de 3889 cartões de leitor já passados desde 2005.

A presença da BPE nas redes sociais é permanente, seja no Facebook, seja através do Twitter, sendo nessa esfera certamente uma das mais populares bibliotecas portuguesas.


Nem só no contacto com o público se revela o trabalho da BPE e muito do que é realizado só mais tarde é apercebido pelo público. É o caso do trabalho continuado que tem vindo a ser desenvolvido (e sofreu forte incremento em 2009/10) nos campos da digitalização e da preservação e conservação documental.


Durante a sessão, tem lugar a entrega anual de prémios aos melhores leitores da BPE nas diferentes categorias e no final pode ser visitada a exposição “O que é o Teatro?”, uma mostra sobre esta arte promovida pela Direcção-Geral das Artes, no âmbito do Programa Território Artes.


A participação no “Relatório & Contas” é livre, mas pedimos o favor de uma confirmação prévia da sua presença. Para mais informações, pode-se contactar a Biblioteca Pública de Évora, através do número de telefone 266 769 330 ou consultar o sítio da BPE na Internet em http://www.evora.net/bpe/ .



0 comentários:

visões, neurónios & afectos