25 fevereiro 2011

Apresentação do Projecto FUNDIS


1 Março | terça-feira | 18h00

Apresentação Pública
do

PROJECTO FUNDIS

(FUNDOS DOCUMENTAIS DE INSTITUIÇÕES AO SUL)

Oradores: Fátima Farrica e Francisco Segurado (CIDEHUS-UE)

Organização: CIDEHUS-UE/BPE
Entrada livre mediante inscrição prévia
Inscrições: Tel. 266 769 330

No dia em que passam 287 anos sobre a data de nascimento do fundador da Biblioteca Pública de Évora, Frei Manuel do Cenáculo Villas-Boas, a Biblioteca Pública de Évora, em conjunto com o CIDEHUS-UE assinalam o dia com a apresentação do Projecto FUNDIS, uma base de dados para a descrição documental de fundos arquivísticos históricos de instituições do Sul de Portugal, desenvolvida por investigadores deste Centro de Investigação da Universidade de Évora.

FUNDIS (Fundos Documentais de Instituições do Sul) é uma base de dados para a descrição documental de fundos arquivísticos históricos de instituições do Sul de Portugal ou com informação de pertinência para os estudos do Sul disponível em http://fundis.cidehus.uevora.pt.

Entre 2009 e 2010, foi estruturada teoricamente por Fátima Farrica e Francisco Segurado, enquanto membros colaboradores do CIDEHUS-UÉ (Centro Interdisciplinar de História Culturas e Sociedades da Universidade de Évora), e informaticamente desenvolvida por José Carlos Trancas, colaborador dos Serviços de Informática da Universidade de Évora, sob orientação e supervisão de Fernando Palma.

O enfoque sobre a região Sul do País prende-se com o facto do programa científico do CIDEHUS se centrar, precisamente, nos estudos do Sul e também com a circunstância de ser nesta área geográfica que os membros do centro desenvolvem a sua actividade de investigação.

A FUNDIS não é um repositório estático de informação, mas sim, uma base de dados em constante crescimento e que, recentemente, passou a contar com a parceria dos arquivos locais do Alentejo.

Ao colocá-la on-line objectiva-se a disponibilização de uma ferramenta útil aos investigadores que se dedicam à pesquisa de fontes, essencialmente para a história do Alentejo, mas também para a história do país.

0 comentários:

visões, neurónios & afectos