18 janeiro 2011

Homenagem a José Saramago na Biblioteca Pública de Évora


José Saramago, nome maior da literatura portuguesa contemporânea, vai ser homenageado na próxima Quinta-feira, dia 20 de Janeiro, às 21.00 horas, numa Roda de Leitura guiada pelo professor e ensaísta Carlos Reis. A par da Roda de Leitura é inaugurada a exposição Vontades. Uma leitura de Memorial do Convento, da autoria do artista plástico José Santa-Bárbara, que também vai estar presente.


A Roda de Leitura

Memorial do Convento é o ponto de partida para mais uma Roda de Leitura. Uma das obras mais significativas do autor, e ao mesmo tempo uma das mais controversas, é espelho da vida e da obra do escritor: amado por uns, odiado por outros. Para falar do escritor e do seu legado, convidou-se Carlos Reis, actual Reitor da Universidade Aberta e autor do livro Diálogos com José Saramago.

Ensaísta e professor, Carlos Reis é licenciado em Filologia Românica e doutorou-se em Literatura Portuguesa, pela Universidade de Coimbra. Tem leccionado Literatura Portuguesa, Teoria da Literatura, Literatura Espanhola e Estudos Queirosianos. Prestigiado Professor Catedrático, tem sido convidado em muitas outras Universidades, a saber: Espanha, Alemanha, Brasil e Estados Unidos da América. Especializado em Literatura Portuguesa dos séculos XIX e XX e em Teoria da Narrativa, publicou sobre esta área vários livros de prestígio internacional e assinou dezenas de artigos em diversas revistas universitárias. Publicou entre outras obras, Diálogos com José Saramago, em 1998.


A Exposição

A ilustrar a sessão dedicada ao escritor recentemente falecido, inaugura-se também a exposição de pinturas de José Santa-Bárbara incluídas no ciclo «Vontades. Uma leitura de Memorial do Convento» e que ilustram a edição especial dessa obra de José Saramago, comemorativa do vigésimo aniversário da sua primeira edição, em Outubro de 1982.

Esta exposição é a interpretação de José Santa-Bárbara, através do meio de expressão que é a pintura, do livro Memorial do Convento. Ao percorrer a narrativa de José Saramago, o pintor foi adivinhando rostos e lugares e descortinando sentimentos. O resultado é, no dizer de muitos, realmente surpreendente. As telas, algumas de grandes dimensões, agarram o fio da história, deixando no espaço onde se encontram a atmosfera do igualmente grande livro Memorial do Convento, o mais lido dos romances do Prémio Nobel da Literatura.


A sessão, que tem lugar na próxima Quinta-feira, dia 20 de Janeiro, às 21.00 horas é de entrada livre, sendo apenas necessário proceder a uma inscrição prévia.

Para inscrições ou mais informações, pode-se aceder ao sítio da BPE na Internet em http://www.evora.net/bpe ou telefonar para o nº 266 769 330.

0 comentários:

visões, neurónios & afectos