07 dezembro 2010

Religião e Política - A religião, entre a paz e o conflito


Leituras de Ciências, Artes e Sociedade
Religião e Política - A religião, entre a paz e o conflito,
por José Manuel Anes

José Manuel Anes, professor universitário, especialista em disciplinas como Organizações Criminosas e de Terrorismo ou Investigação Criminal, vai estar na Biblioteca Pública de Évora no próximo dia 16 de Dezembro, Quinta-feira, às 21h00, em mais uma sessão das Leituras de Ciências, Artes e Sociedade para falar aos eborenses de 10 livros sobre o tema Religião e Política - A religião, entre a paz e o conflito contemporânea.

As Leituras das Ciências, Artes e Sociedade integram-se num programa de divulgação científica da Biblioteca Pública de Évora que procura aproximar o cidadão das áreas científicas por via dos livros julgados essenciais por especialistas das diversas áreas. Esta actividade contou já com figuras de relevo da nossa sociedade, tais como Nuno Crato, Carlos Fiolhais, Paquete de Oliveira, Diana Andringa ou Daniel Sampaio.

José Manuel Anes nasceu em Lisboa em 21/6/44, Licenciou-se em Química (ramo de Química Física) na Faculdade de Ciências e ingressou no Laboratório de Polícia Científica em 1978 onde esteve até 1997, tendo-se ocupado da análise de vestígios diversos (não biológicos). Leccionou durante 18 anos na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova e depois Doutorou-se em Antropologia (da Religião).

É Professor Auxiliar (a tempo integral) na Universidade de Lusíada de Lisboa – onde lecciona as cadeiras de Organizações Criminosas e de Terrorismo, ambas da Licenciatura em Políticas de Segurança – e é Professor Auxiliar (a tempo parcial) na Universidade Lusíada do Porto – onde lecciona a cadeira de Criminalística e Metodologia da Investigação Criminal, da Licenciatura em Criminologia – e também no Instituto Suoerior de Ciências da Saúde “Egas Moniz” (Monte da Caparica) – onde lecciona a cadeira de Análise da Cena do Crime II, da Licenciatura em Ciências Forenses e Criminais.

É Director da revista “Segurança e Defesa” e Presidente da Direcção do OSCOT – Observatório de Segurança, Criminalidade Organizada e Terrorismo.

É autor e co-autor de cerca de 30 livros e artigos, de entre os quais “Fernando Pessoa e os Mundos Esotéricos”, “Um outro olhar”, “As teias do Terror”, “Os jardins iniciáticos da Quinta da Regaleira”, “Alquimia”, “Mozart e os mistérios iniciáticos”, todos na Ésquilo Ed. e cinco artigos sobre violência religiosa publicados num número da revista Janus (Público/UAL), em 2007, subordinado ao tema “Religião e Política”.

A sessão é de entrada livre, embora esteja sujeita a marcação. Para reservar o lugar basta proceder à inscrição on-line através do sítio da BPE em http://www.evora.net/BPE/ ou através do número de telefone 266 769 330.

0 comentários:

visões, neurónios & afectos