29 outubro 2010

Apresentação do livro Braços abraçados, de José Rodrigues Dias

30 Outubro |Sábado | 15h00

Apresentação de livro

Braços Abraçados
,
de José Rodrigues Dias


Com a presença do autor, da editora Manuela Morais e do autor da capa Espiga Pinto

Apresentação por Rui Arimateia


Editora: Tartaruga
Organização: CME/BPE


Sinopse
Trinta e cinco anos, exactamente, depois do dia em que começou a trabalhar com números, com mais de uma centena de trabalhos pelo mundo divulgados, o autor, José Rodrigues Dias, apresenta publicamente o seu primeiro livro de Poesia, “Braços Abraçados”, feito simbolicamente de letras, de palavras, de ideias que o vento trouxe soltas em momentos de relaxamento, e de ideias reflectidas e amadurecidas pela vida variegada, intensa, de momentos de (re)nascer, de viver e de morrer, olhando os homens no seu supérfluo e no que de profundo fica quando neles o supérfluo uma aragem ligeira leva.

Em “Braços Abraçados”, publicado pela Editora Tartaruga, com capa do Escultor e Pintor Espiga Pinto, o autor apresenta um conjunto de 55 poemas e textos poéticos, traduzindo sombras que ilumina com pontos de luz que olha e fixa por símbolos no infinito.


Nota Biográfica
José Rodrigues Dias nasceu em 1951, no Nordeste Transmontano (Talhas, Macedo de Cavaleiros). Fez a sua Agregação (Estatística) em 2001, o seu Doutoramento (Ciências Matemáticas) em 1987 e a sua Licenciatura (Engenharia) em 1975.

Em Outubro de 1975 ingressou na Universidade de Évora, onde teve o raro privilégio de dar, em 10 de Novembro de 1975, com outros dois Colegas, a primeira aula desta instituição. 34 anos depois, pertencendo então ao seu Conselho Geral, decidiu pedir a aposentação antecipada como Professor, o que se concretizou no fim de Fevereiro de 2010.

Em 1983, foi um dos fundadores da empresa Forinfor, Lda, que mantém viva, tendo tido, assim, há mais de 25 anos, a visão estratégica da importância da ligação do mundo universitário ao mundo empresarial, na altura tão “amaldiçoada” em Portugal e hoje tão elogiada!

Foi-lhe atribuído, pela Intel, o estatuto IPI (Intel Processor Integrator).
Ao longo de 35 anos, leccionou inúmeras disciplinas nas áreas da Análise Matemática, da Informática, das Probabilidades, da Estatística, da Investigação Operacional e, mais especificamente, do Controlo de Qualidade (onde, em 2010, o seu trabalho foi internacionalmente premiado).

Desempenhou inúmeros cargos, com espírito de serviço, de que se podem destacar os de Presidente do Departamento de Matemática, Responsável do Pólo do Alentejo do Projecto MINERVA, Presidente do Conselho Directivo e também do Conselho Científico da Área Departamental de Ciências Exactas, Provedor do Estudante e Pró-Reitor.

Orientou e participou em várias dezenas de júris de Mestrado, de Doutoramento e de Agregação (e similares), tendo em muitos deles sido arguente.

Participou em aproximadamente oito dezenas de congressos e outros eventos científicos, tendo apresentado à volta de nove dezenas de conferências e comunicações, bem como feito a análise crítica de várias dezenas de artigos científicos, incluindo prestigiadas revistas de circulação mundial.

José Rodrigues Dias é autor de mais de uma centena de trabalhos científicos publicados, quer em Portugal, quer no estrangeiro.

De pensamento livre, olha nos Homens a integridade que sente nos princípios e nos valores.

Em nova etapa, em outro caminhar em novo andar, depois de algumas experimentadas sementes em algumas etéreas aradas, aqui assim emerge este outonal rebento em primeiro livro, não de certos números, mas de incertas palavras…


0 comentários:

visões, neurónios & afectos