02 setembro 2010

Oficina de instrumentos musicais pré-históricos



A pedido das entidades organizadoras, divulga-se a seguinte actividade:


Realiza-se, entre os próximos dias 06 e 10 de Setembro, a primeira Oficina de Arqueologia Experimental ligada à Música em Évora. Sob a orientação do Prof. Moser, o curso pretende dotar os participantes noções sobre a concepção e utilização dos instrumentos pré-históricos, levando-os a aplicar esses conhecimentos na construção de tambores.

A oficina consiste num curso de arqueologia experimental baseado na construção de tambores pré-históricos sobre o modelo das cerâmicas sem fundo calcolíticas encontradas na Europa, passando-se pela moldagem do barro, pela construção de um forno próprio (chama directa), e tratamento de peles com lascas, culminando na montagem final do instrumento.

O curso é ministrado pelo Prof. Moser, com a assistência da Prof. Patrícia Bastos e conta com a colaboração do Prof. Doutor Eduardo Lopes numa sessão final de expressão artística utilizando os tambores construídos durante a Oficina.

A oficina é organizada pela ANIMUSIC e promovida pela Sociedade Harmonia Eborense, contando com o apoio da Direcção Regional de Cultura do Alentejo, da Fundação Eugénio de Almeida e da UnIMeM.

O curso destina-se a maiores de 14 anos, estando direccionado especialmente para jovens e adultos que desejem aprofundar os seus conhecimentos em música, arqueologia, história, cerâmica e expressão artística.

As inscrições, que têm como data limite o dia 03 de Setembro, podem ser feitas através do formulário online concebido para o efeito neste endereço .


Formadores

François Moser

Depois dos estudos superiores na área da geologia, François Moser foi durante cerca de trinta anos conservador de um museu e responsável pela animação. Neste momento está retirado e dedica boa parte do seu tempo à reconstituição de técnicas esquecidas e à restituição de instrumentos musicais em terra, osso e madeira. Além disso, dedica-se igualmente à transmissão de conhecimentos em oficinas e eventos didácticos dirigidos à população escolar e ao público interessado nessas técnicas. É responsável pela associação Otzial que se dedica à promoção da arquologia experimental e é também membro da APEMUTAM (associação para o estudo da música e das técnicas na arte medieval).

http://francois-moser.instrumentsmedievaux.org/

Patrícia Bastos

Patrícia Lopes Bastos, Doutora em Música pela Universidade de Aveiro, tem realizado concertos e conferências em Portugal e no estrangeiro, como pianista e organologista, e é autora de obras publicadas. Os seus principais interesses recaem sobre a música portuguesa para tecla do século XVIII em diante (obras, compositores e intérpretes), sobre a evolução histórica dos instrumentos de tecla (construção, utilização e influência) e sobre todas as áreas relacionadas com Organologia, nomeadamente arqueologia experimental. Preparou o Guia de Catalogação e Descrição Analítica de Instrumentos Musicais como base de apoio para o projecto que organiza de uma Base de Dados de Instrumentos Musicais existentes em Portugal (através da Associação Nacional de Instrumentos Musicais – Animusic – da qual é Presidente), ao mesmo tempo que desenvolve um projecto de pós-doutoramento em Organologia e Museologia apoiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Pertence, como investigadora, à Unidade de Investigação em Música e Musicologia (UniMeM) da Universidade de Évora.

Eduardo Lopes

Eduardo Lopes efectuou estudos de bateria jazz e percussão clássica no Conservatório de Roterdão (Holanda). Licenciou-se com a mais alta distinção (Suma Cum Laude) em Instrumento e Composição na Berklee College of Music (EUA). É Doutorado em Teoria da Música pela Universidade de Southampton (Reino Unido). Durante a sua carreira académica e artística tem recebido inúmeros prémios e bolsas de estudo de instituições portuguesas e estrangeiras. Para além de manter uma actividade significativa como músico de estúdio, é frequentemente requisitado para leccionar classes de aperfeiçoamento nas mais variadas instituições culturais do País. A nível científico tem trabalho de investigação em parceria com o INESC-ID/Instituto Superior Técnico na área da Música e Computadores. Tem como principais áreas de investigação os Estudos Performativos (Instrumento), Música do Século XX, Teoria da Música e Rítmica e Métrica Musical.


1 comentários:

ANIMUSIC disse...

Viva, e obrigada, por parte da ANIMUSIC! O curso foi deslocado para Castelo de Vide (manobra de urgência) pois não houve inscrições suficientes em Évora, e seria pena não se fazer, depois de todo o trabalho de preparação. Assim poderão ver, no novo blogue: http://animusic-portugal.blogspot.com/

Obrigada pelo apoio!

visões, neurónios & afectos