14 abril 2010

EDL

PROJECTO EUROPEANALOCAL<br />image
No dia
20 de Maio, entre as 13h30 e as 17h30, no auditório da Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro terá lugar a REUNIÃO NACIONAL DO PROJECTO EUROPEANALOCAL, projecto satélite da Europeana – Biblioteca Digital Europeia (
www.europeana.eu).

A Europeana Local (www.europeanalocal.eu) é uma Rede Europeia da qual são parceiras entidades locais e regionais de todos os países da União que se comprometem a fornecem conteúdos digitais por elas produzidos à Europeana.

A Fundação Museu Nacional Ferroviário é a entidade responsável pelo grupo de trabalho português, do qual faz parte a Biblioteca Digital do Alentejo / Biblioteca Pública de Évora, que contribui com 316 recursos digitais.

A reunião, em formato de MESA REDONDA e aberta a todos os interessados, destina-se a discutir e procurar soluções para a questão da agregação de conteúdos culturais digitais, em Portugal. Procurar-se-á discutir e encontrar respostas para as seguintes questões:

     - Quem, em Portugal, já fornece conteúdos para a Europeana? Quem está a fazer o planeamento? Que lições se podem partilhar?

     -Qual é o posicionamento ideal de Portugal perante a Europeana? Faz sentido uma estratégia nacional de agregadores? Quais as vantagens ou desvantagens de um agregador único (especialmente numa perspectiva de sustentabilidade)?

Mesa redonda com a participação de:
- Elísio Summavielle, Secretário de Estado da Cultura;
- Pedro Veiga, Presidente do Conselho Executivo da Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN);
- Eloy Rodrigues, Director dos Serviços de Documentação da Universidade do Minho;
- José Borbinha, Professor no Instituto Superior Técnico e Investigador do Grupo de Sistemas de Informação do INESC-ID.

Data: 20 de Maio
Local: Auditório da Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro
Antigo Solar da Nora – Estrada de Telheiras – Lisboa (Metro Telheiras)
Tel.: 217 549 030
Hora: 13:30 h – 17:30 h
Participação e inscrições:
A participação é gratuita, mediante inscrição prévia, até ao dia 14 de Maio, para o endereço de correio electrónico europeanalocal@fmnf.pt. No acto de inscrição deverá indicar o seu nome completo, entidade onde trabalho (ou estuda), funções, bem como o seu endereço de correio electrónico e número de telefone.

Para mais informações, contactar:
Fundação Museu Nacional Ferroviário:
Maria José Teixeira, Tel. 211 025 277, jteixeira@fmnf.pt
António Vieira, Tel. 211 027 541,
avieira@fmnf.pt

 

 


0 comentários:

visões, neurónios & afectos