31 março 2010

Relatório & Contas: Um balanço

Não foram apenas números que se mostraram na passada quinta-feira na sessão pública em que foi apresentado o Relatório e Contas da BPE. Foi sobretudo um momento de reflexão e de partilha em que foi dado o retorno à população e às entidades parceiras do trabalho desenvolvido durante o ano transacto na instituição.

Na sessão estiveram presentes além do director da instituição, José António Calixto, o subdirector da Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas, Luís Campos e Rui Arimateia, Chefe de Divisão dos Assuntos Culturais da Câmara Municipal de Évora. Contou-se também com a presença dos melhores leitores da BPE, instituições e leitores individuais.

Dos dados apresentados é de realçar a tendência crescente de abertura da biblioteca à comunidade, provada pelo número de leitores que em 2009 vieram à biblioteca e pelo aumento do número total de documentos consultados. Tais números, que durante a sessão foram objecto de avaliação e de reflexão, são instrumentos que permitem continuar e optimizar o trabalho até aqui desenvolvido.

Durante a apresentação foi também anunciado publicamente a herança legada pela recentemente extinta Fundação Alentejo Terra-Mãe à BPE, a Biblioteca Digital do Alentejo. Um importante projecto de digitalização de e sobre a região Alentejo, que a BPE manterá e incrementará de agora em diante.

Luís Campos, em representação da DGLB, durante o seu discurso, mencionou o seu apreço pela bicentenária biblioteca e sublinhou que a Direcção-Geral está empenhada em preservar e dar continuação ao legado de Frei Manuel do Cenáculo. Pela Câmara Municipal de Évora, Rui Arimateia reafirmou o compromisso da edilidade com a BPE em termos de prestar todo o apoio ao seu alcance e salientou a importância estratégica da instituição na vida cultural da cidade.

No final da sessão foram distinguidos os melhores leitores da biblioteca, tendo sido entregues diplomas e prémios simbólicos. Houve ainda lugar a discurso por parte de uma das melhores leitoras e colaboradoras da BPE, Carolina Terra.

Todos estes momentos ficaram registados em fotografias, disponíveis em formato slideshare, aqui no nosso blog, bem como a apresentação em Power Point da actividade da BPE, que se encontra disponível no perfil da BPE no Facebook.

Para o ano haverá, certamente, mais!

0 comentários:

visões, neurónios & afectos