14 janeiro 2010

Contos do Caminho – O Caminho de Santiago em Évora


Durante a última quinzena de Janeiro a Biblioteca Pública e o Museu de Évora vão acolher nos seus espaços o projecto “Contos do Caminho”. Durante duas semanas crianças das escolas de Évora virão à Biblioteca e ao Museu para participarem em sessões de contos e de ilustração tendo como pano de fundo o Caminho de Santiago.

A Biblioteca Pública de Évora e o Museu de Évora constituíram-se como parceiros no projecto internacional "OS CONTOS DO CAMINHO", uma actividade promovida pela editora galega de livros infantis OQO, que consiste em fomentar entre o público infantil, as famílias e a comunidade docente, o conhecimento do Caminho de Santiago e as suas várias rotas como um itinerário cultural de encontro e intercâmbio de diferentes culturas.

Mais de 25.000 crianças, professores e acompanhantes percorrerão o Caminho através dos contos de tradição oral de vários países e das suas obras de arte. Évora, Bordéus, Óbidos, Madrid e Santiago de Compostela são as cidades envolvidas, onde se vão realizar oficinas de contos, de recolha de tradição oral, de criação artística e de animação de leitura.

OS CONTOS DO CAMINHO na Biblioteca Pública de Évora

As crianças do pré-escolar, 1º e 2º ciclo do Ensino Básico e os seus professores participam em sessões de OS CONTOS DO CAMINHO em que, através da música, da palavra e da imagem, as crianças percorrem as várias Rotas do Caminho de Santiago, evocando uma época em que caminhantes de diferentes partes do mundo rumavam a Compostela e preenchiam os dias de travessia e as noites de descanso com as narrações populares dos seus lugares de origem.

Nesta experiência, de marcado carácter intercultural, os alunos vão realizar actividades multimédia com os diferentes elementos que constituem os contos tradicionais da Turquia (Mister Corvo), da Rússia (Pedra, pau e palha), de Portugal (Corre Corre, Cabacinha), de Inglaterra (Os três ursos)...
Depois deste percurso através dos sentidos e da imaginação, cada sessão será finalizada com uma actividade plástica em que os alunos desenham um caderno de viagem que reflicta a sua experiência.

ARTE DO CAMINHO no Museu de Évora

As crianças de 8 a 12 anos participam numa sessão de ARTE DO CAMINHO, onde lhes serão explicadas as várias rotas do caminho de Santiago (Caminho Francês, Português, Via da Prata, Via Régia, Via do Oriente…), os países que podem atravessar ao longo da sua rota e as diversas obras de arte que poderão ver (fazendo especial menção às expostas nos museus participantes na iniciativa).

Depois deste percurso pela arte, a sessão termina com uma actividade plástica em que as crianças terão que fazer as suas próprias criações.

Numa segunda parte desta actividade, virá um ilustrador de outro país, (em Évora será a ilustradora e artista galega Itziar Ezquieta, a França irá um ilustrador oriundo de Portugal, a Espanha um francês, a Portugal um espanhol), visando o intercâmbio e o movimento transnacional da criação artística. Este ilustrador irá falar de arte às crianças e dar-lhes-á a conhecer um conto tradicional do seu país, desenhando entre todos, as personagens e as acções da história.

O trabalho das crianças de todas as localidades resultará num livro onde constarão contos tradicionais da Galiza, de Espanha, de Portugal e de França e os desenhos das diversas crianças, o que as aproximará das outras culturas.

0 comentários:

visões, neurónios & afectos