29 outubro 2010

Daniel Sampaio regressa à BPE para apresentar novo livro


11 de Novembro | Quinta-feira | 21h30

Apresentação do livro
Memórias do Futuro - Narrativa de Uma Família, de Daniel Sampaio
Com a presença do autor e do editor Zeferino Coelho
Diapositivo 1
Descrição breve
Com 78 anos de idade, o narrador e personagem principal deste novo livro de Daniel Sampaio é um dia confrontado com uma situação comum a muitos homens da sua idade – o casamento de um neto. Convidado para a festa, feliz por não ter sido esquecido, parte para uma longa viagem mental nas profundidades da sua memória. Começa por esse neto, Afonso, que o fez sentir velho pela primeira vez, aos 60 anos; aqui recupera a memória de Luísa, a colega na escola onde ambos ensinavam e partilhavam projectos e sonhos profissionais; recua até aos 40 anos, à figura de Mariana, sua mulher e companheira de sempre, mas que por esta altura da vida o confronta com a fragilidade das relações humanas, a começar pelo amor; e enfim, chega aos 20 anos, à adolescência e à juventude, onde tudo começa, para o bem e para o mal.

O autor
Daniel Sampaio centra as suas obras no quotidiano da família e da escola e tem-se dedicado ao estudo e à intervenção junto de jovens em risco.

Dos títulos que publicou, destacam-se Ninguém Morre Sozinho (uma obra de referência sobre o suicídio adolescente), Inventem-se Novos Pais, Arte da Fuga, Tudo o Que Temos Cá Dentro e Lavrar o Mar. A versão teatral do seu livro Vagabundos de Nós foi levada à cena em 2004 e galardoada com o Prémio do Teatro Marcelino Mesquita, da Sociedade Portuguesa de Escritores e Artistas Médicos.

Daniel Sampaio é Professor Catedrático de Psiquiatria da Faculdade de Medicina de Lisboa e tem coordenado, no Hospital de Santa Maria, unidades de intervenção junto de adolescentes em crise.

Entrada livre mediante inscrição prévia.
Inscrições a partir de dia 02 de Novembro através do sítio da BPE na Internet ou do nº de telefone 266 769 330.


Diapositivo 1

Apresentação do livro Braços abraçados, de José Rodrigues Dias

30 Outubro |Sábado | 15h00

Apresentação de livro

Braços Abraçados
,
de José Rodrigues Dias


Com a presença do autor, da editora Manuela Morais e do autor da capa Espiga Pinto

Apresentação por Rui Arimateia


Editora: Tartaruga
Organização: CME/BPE


Sinopse
Trinta e cinco anos, exactamente, depois do dia em que começou a trabalhar com números, com mais de uma centena de trabalhos pelo mundo divulgados, o autor, José Rodrigues Dias, apresenta publicamente o seu primeiro livro de Poesia, “Braços Abraçados”, feito simbolicamente de letras, de palavras, de ideias que o vento trouxe soltas em momentos de relaxamento, e de ideias reflectidas e amadurecidas pela vida variegada, intensa, de momentos de (re)nascer, de viver e de morrer, olhando os homens no seu supérfluo e no que de profundo fica quando neles o supérfluo uma aragem ligeira leva.

Em “Braços Abraçados”, publicado pela Editora Tartaruga, com capa do Escultor e Pintor Espiga Pinto, o autor apresenta um conjunto de 55 poemas e textos poéticos, traduzindo sombras que ilumina com pontos de luz que olha e fixa por símbolos no infinito.


Nota Biográfica
José Rodrigues Dias nasceu em 1951, no Nordeste Transmontano (Talhas, Macedo de Cavaleiros). Fez a sua Agregação (Estatística) em 2001, o seu Doutoramento (Ciências Matemáticas) em 1987 e a sua Licenciatura (Engenharia) em 1975.

Em Outubro de 1975 ingressou na Universidade de Évora, onde teve o raro privilégio de dar, em 10 de Novembro de 1975, com outros dois Colegas, a primeira aula desta instituição. 34 anos depois, pertencendo então ao seu Conselho Geral, decidiu pedir a aposentação antecipada como Professor, o que se concretizou no fim de Fevereiro de 2010.

Em 1983, foi um dos fundadores da empresa Forinfor, Lda, que mantém viva, tendo tido, assim, há mais de 25 anos, a visão estratégica da importância da ligação do mundo universitário ao mundo empresarial, na altura tão “amaldiçoada” em Portugal e hoje tão elogiada!

Foi-lhe atribuído, pela Intel, o estatuto IPI (Intel Processor Integrator).
Ao longo de 35 anos, leccionou inúmeras disciplinas nas áreas da Análise Matemática, da Informática, das Probabilidades, da Estatística, da Investigação Operacional e, mais especificamente, do Controlo de Qualidade (onde, em 2010, o seu trabalho foi internacionalmente premiado).

Desempenhou inúmeros cargos, com espírito de serviço, de que se podem destacar os de Presidente do Departamento de Matemática, Responsável do Pólo do Alentejo do Projecto MINERVA, Presidente do Conselho Directivo e também do Conselho Científico da Área Departamental de Ciências Exactas, Provedor do Estudante e Pró-Reitor.

Orientou e participou em várias dezenas de júris de Mestrado, de Doutoramento e de Agregação (e similares), tendo em muitos deles sido arguente.

Participou em aproximadamente oito dezenas de congressos e outros eventos científicos, tendo apresentado à volta de nove dezenas de conferências e comunicações, bem como feito a análise crítica de várias dezenas de artigos científicos, incluindo prestigiadas revistas de circulação mundial.

José Rodrigues Dias é autor de mais de uma centena de trabalhos científicos publicados, quer em Portugal, quer no estrangeiro.

De pensamento livre, olha nos Homens a integridade que sente nos princípios e nos valores.

Em nova etapa, em outro caminhar em novo andar, depois de algumas experimentadas sementes em algumas etéreas aradas, aqui assim emerge este outonal rebento em primeiro livro, não de certos números, mas de incertas palavras…


Hoje - cinema na biblioteca

29 Outubro (sexta-feira), às 18h00

CICLO GUTEMBERG, LUMIÉRE E COMPANHIA
Cinema na Biblioteca
FILME DO MÊS: Isto é Inglaterra (This Is England), de Shane Meadows (2006)

Periodicidade: 1 vez por mês

Público: M/12
Preço: Entrada livre


Isto é Inglaterra
Título original: This Is England
De: Shane Meadows
Com: Thomas Turgoose, Stephen Graham, Jo Hartley, Andrew Shim
Género: Drama
Classificacao: M/12

GB, 2006, Cores, 101 min.

Inglaterra, 1983. Shaun, 12 anos, é um miúdo problemático, órfão de pai e a viver com a mãe, que é alvo de troça dos colegas. Até que, durante as férias, conhece um grupo de "skinheads" que o acolhe. Com eles vai descobrir as festas, o primeiro amor e as botas Dr Martens. Mas quando um membro do grupo sai da prisão, o tom do grupo muda, e Shaun vai ter de fazer uma escolha difícil, que poderá terminar violentamente a sua infância.

Fonte: Cinecartaz /Público

27 outubro 2010

Exposição Michel Giacometti - 80 anos, 80 imagens

A pedido da Câmara Municipal de Évora, divulga-se o seguinte evento:




No âmbito do Projecto Oralidades e para a apresentação do Centro de Recursos da Tradição Oral, a Câmara Municipal de Évora organiza, em conjunto com o Museu da Música Portuguesa “Casa de Verdades Faria”, do Município de Cascais, a Exposição “GIACOMETTI: 80 ANOS, 80 IMAGENS”.


Flutuando no espaço no Teatro Garcia de Resende

A pedido do CENDREV, divulga-se o seguinte evento:

26 outubro 2010

VI Conferências do Cenáculo debatem Biblioteca 2.0


Estão abertas as inscrições para as Conferências do Cenáculo, que este ano centram a sua atenção no que tem sido designado como a emergência da Biblioteca 2.0. Esta edição das conferências pretende discutir até que ponto as transformações ocorridas neste contexto estão a ser ou poderão ser consideradas como oportunidades e desafios para as bibliotecas do século XXI.

As Conferências do Cenáculo resultam de uma parceria, iniciada já em 2004, entre o CIDEHUS.UE e a BPE, e têm lugar no próximo dia 18 de Novembro na Biblioteca Pública de Évora, com início às 9.00 horas. A participação é gratuita e aberta a todos os interessados, embora sujeita a inscrição.

Para obter mais informações e para inscrições, por favor visite o sítio na Internet da Biblioteca Pública de Évora.

23 outubro 2010

VI Conferências do Cenáculo


“A Biblioteca 2.0: oportunidades e desafios para as bibliotecas do século XXI”
18 de Novembro de 2010 – Sala de Leitura da Biblioteca Pública de Évora.

21 outubro 2010

José Luís Peixoto na BPE


Livro, de José Luís Peixoto | Quetzal Editores
«Não têm conto as vezes que me disseram: Livro, posso ler-te? Rio-me dessa gracinha com o umbigo.»

O sucesso de José Luís Peixoto está directamente relacionado com o contacto que o autor mantém com os seus leitores. Homens, mulheres, rapazes e raparigas de todas as idades, que vivem na cidade, no campo, em Portugal ou no estrangeiro. Leitores assim merecem ser recompensados. Dia 25 de Outubro, às 18h00, na BPE: o momento para os leitores encontrarem o Livro.

SOBRE LIVRO
A extraordinária saga da emigração portuguesa para França, contada através de uma galeria de personagens inesquecíveis e da escrita luminosa de José Luís Peixoto.
Entre uma vila do interior de Portugal e Paris, entre a cultura popular e as mais altas referências da literatura universal, revelam-se os sinais de um passado que levou milhares de portugueses à procura de melhores condições e de um presente com dupla nacionalidade. Avassalador e marcante, Livro expõe-nos a poderosa magnitude do sonho e a crueza, irónica, terna ou grotesca, da realidade.

Através de histórias de vida, encontros e despedidas, os leitores de Livro são conduzidos a um final desconcertante onde se ultrapassam fronteiras da literatura.
Livro confirma José Luís Peixoto como um dos principais romancistas portugueses contemporâneos e, também, como um autor de crescente importância no panorama literário internacional.

PRIMEIRA FRASE
«A mãe pousou o livro nas mãos do filho.»

EXCERTO
«No alto do cabeço, o barbeiro tirava o cigarro da boca, como se o desembaraçasse do bigode, chegava-o ao pavio e fazia cara feia enquanto segurava o foguete de braço esticado, a jorrar fagulhas, antes de o largar. Era um bicho ruim que queria ser solto. Mal podia, num ruído de lixa, esfregava-se no ar e estourava uma bola de fumo no céu, espécie de nuvem anã. De pescoço dobrado para trás, o Ilídio e o Cosme encostavam as mãos à testa para verem esse efeito. A cana, desarmada, indefesa, via-se sem pé e deixava-se cair sobre os campos, coitada.»

DA PRIMEIRA CRÍTICA
«Livro é, espantosamente, uma síntese da história do romance português desde Eça e Camilo»
Miguel Real, no Jornal de Letras

«História de uma dupla educação (Ilídio e Livro), José Luís Peixoto mantém o seu lirismo singular em Livro, estatuindo a frase entre a racionalidade do realismo descritivo e a emoção do verso poético»
Miguel Real, no Jornal de Letras


JOSÉ LUÍS PEIXOTO
Nasceu em 1974, em Galveias, Ponte de Sor. É licenciado em Línguas e Literaturas Modernas (Inglês e Alemão) pela Universidade Nova de Lisboa. A sua obra ficcional e poética figura em dezenas de antologias traduzidas num vasto número de línguas e é estudada em diversas universidades nacionais e estrangeiras. Textos seus são lidos e estudados por milhares de crianças e jovens em manuais escolares. Em 2001, José Luís Peixoto recebeu o Prémio Literário José Saramago com o romance Nenhum Olhar, que foi incluído na lista do Finantial Times dos melhores livros publicados em Inglaterra no ano de 2007. O seu romance Cemitério de Pianos recebeu o Prémio Cálamo Otra Mirada, atribuído ao melhor romance estrangeiro publicado em Espanha em 2007. Os seus livros estão publicados em Espanha, Inglaterra, Itália, França, na Finlândia, Holanda, no Brasil, nos Estados Unidos, entre outros países, estando traduzido num total de 16 idiomas.

Divulgação: SIMPÓSIO INTERDISCIPLINAR 2010


Simpósio interdisciplinar sob o tema do centenário da Primeira República em que salientamos a intervenção do Prof. Henrique Barreto Nunes num tema relacionado com a Biblioteca Pública de Évora: "Ideologia e prática: o conceito e desenvolvimento das bibliotecas públicas".

ANIMUSIC-Associação Nacional de Instrumentos Musicais.



19 outubro 2010

10 livros para compreender o mundo


Numa altura como a que estamos a viver, em que muito se fala de crise, de políticas económicas, de ordem mundial, de guerras, de superpotências, de conflitos..., André Freire vem à BPE para nos falar de Ciência Política através de 10 obras por ele consideradas essenciais.

Porque as respostas se encontram frequentemente nos livros, não deixe passar esta oportunidade de compreender um pouco melhor o mundo em que vive.

Para aguçar o apetite, aqui fica a lista das obras a abordar durante a sessão

Marque já o seu lugar!


18 outubro 2010

André Freire recomenda 10 Livros sobre Ciência Política

Quinta-feira, 21 de Outubro, 21h00, na BPE

Desta vez a Biblioteca Pública de Évora convidou o sociólogo André Freire para vir falar sobre 10 livros sobre Ciência Política considerados essenciais para quem tenha interesse pela área.


Continuam assim as sessões bimestrais das Leituras das Ciências, Artes e Sociedade, um programa de divulgação da leitura e promoção da cultura científica que tem trazido a Évora figuras de relevo dos vários quadrantes da nossa sociedade. Este programa dirige-se a todos os que têm interesse pela descoberta do conhecimento, pela exploração de novas temáticas ou simplesmente que pretendam consolidar saberes.


André Freire, conhecido pelo público como politólogo, é Professor no ISCTE – IUL (Instituto Universitário de Lisboa) e Investigador Sénior do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-ISCTE). Tem vários livros, capítulos de livros e artigos publicados, sobre as temáticas dos sistemas eleitorais, comportamento eleitoral, atitudes políticas, sistemas de governo e elites políticas. Os seus artigos foram publicados, entre outras, em revistas académicas conceituadas como Análise Social, Sociologia - Problemas & Práticas, European Journal of Political Research, West European Politics, The Journal of Legislative Studies, Portuguese Journal of Social Science, International Political Science Review, Party Politics, Pôle Sud e The Journal of Elections, Public Opinion and Parties. Recentemente foi co-autor do livro Para uma Melhoria da Representação Política: a Reforma do Sistema Eleitoral (Sextante, 2008).


Este programa de longa duração contou já com a participação de alguns dos nossos mais ilustres cientistas e divulgadores de ciência, como Paquete de Oliveira (Sociologia), Carlos Fiolhais (Física), Máximo Ferreira (Astronomia), Viriato Soromenho Marques (Ecologia), Daniel Sampaio (Psiquiatria), Nuno Crato (Matemática), Diana Andringa (Jornalismo) ou Cláudio Torres (Arqueologia).


A entrada na sessão é gratuita, mediante uma inscrição prévia. Para marcar o lugar basta aceder ao sítio da BPE na internet ou telefonar para 266 769 330.

11 outubro 2010

Os próximos eventos na sua biblioteca


12 Outubro | 21h00

GRUP’ECO
Grupo de Leitura
LIVRO DO MÊS: Adoecer, de Hélia Correia


Dinamização: Possidónio Cachapa
Público: leitores adultos
Entrada livre mediante inscrição prévia


14 Outubro | 18h00


Apresentação de livro

AS BANDEIRAS PARADAS, de Sebastião Lima Rego

Organização: Maio, Associação pela Igualdade


21 Outubro | 21h00

Leituras de Ciências, Artes e Sociedade
tema: CIÊNCIA POLÍTICA

Orador: André Freire

Periodicidade: 1 vez por mês
Público:
geral
Entrada
livre mediante inscrição prévia

22 Outubro | 18h00

Sessão de contos
CONTOS DE LUA CHEIA


Público: Pais e crianças a partir dos 3 anos
Concepção e Execução:
Trimagisto
Apoio: BPE


25 de Outubro | 18h00


Apresentação do livro

LIVRO, de José Luís Peixoto


seguida de

Sessão de autógrafos com o autor

Organização: Quetzal | Biblioteca Pública de Évora

Entrada livre mediante inscrição prévia


28 Outubro | 10h00 - 18h00


Jornada
PATRIMÓNIO TEXTUAL E MEMÓRIA LINGUÍSTICA: OS ACERVOS DA BPE


Organização: CIDEHUS – Universidade de Évora (LIBIS) | BPE


29 Outubro | 18h00

Cinema na Biblioteca
CICLO GUTEMBERG,LUMIÉRE E COMPANHIA


Filme do mês: Isto é Inglaterra

(This Is England), de Shane Meadows (2006)
Público M/12

____________________________________________________


Inscrições nas actividades ou mais informações no sítio da BPE na Internet ou através do nº 266 769 330.


Peça "Sabina Freire" no Teatro Garcia de Resende

A Pedido do Cendrev, divulga-se o seguinte evento:


(Clicar na imagem para aumentar)

Apresentação do livro Bandeiras paradas, de Sebastião Lima Rego

14 Outubro | Quinta-feira | 18h00


Apresentação de livro


AS BANDEIRAS PARADAS
, de Sebastião Lima Rego

Organização: Maio, Associação pela Igualdade


Bandeiras Paradas

Colectânea de 30 longos poemas, de escrita livre, com rima irregular ou errática, sem pontuação, de estilo declamatório, sobre temas de carácter sobretudo simbólico, mítico/histórico e intimista.



Biografia do Autor

Sebastião Lima Rego nasceu em Lisboa em 1945 e é licenciado em Direito. Fez a sua vida profissional na Administração Pública, dedicando-se, nos últimos anos, aos “media” e ao respectivo Direito. Publicou em 2008, também na Papiro Editora, o seu primeiro livro de poesia, Poemas sem Abrigo e sem Castigo, uma colectânea de poemas gritados e impregnados de paradoxo, reflexão a um tempo amarga e irónica sobre a condição de heróis e antiheróis.

As Bandeiras Paradas são a continuação desenvolvida e aprofundada deste testemunho existencial.



Foi aí que começou tudo

quando um seixo pontiagudo

movido por um pathos primitivo

ultrapassou o mágico crivo

traçando os riscos fetais

que criaram as pessoas integrais

ao proclamarem a recusa da morte

o estigma mais forte

que nos distingue dos restantes animais

repto derrotado de antemão

batalha batoteira

embuste filigranado em ouro latão

miragem farsa bebedeira

mas o certo é que a História inteira

a civilização a cultura

são filhas do tosco primata

que naquela antiquíssima data

inscreveu em rocha dura

tresloucado de cio e de fraqueza

um desafio às leis da natureza.


Excerto do poema OS RISCOS destacado na contracapa d 'As Bandeiras Paradas



A entrada é livre mediante inscrição prévia.
Inscrições no sítio da BPE na Internet ou através do telefone 266 769 330

09 outubro 2010

Jornada Património Textual e Memória Linguística: os acervos da BPE

No próximo dia 28 de Outubro celebra-se a história e o património da Biblioteca Pública de Évora na jornada Património Textual e Memória Linguística: os acervos da BPE.

(clicar na imagem para ver programa)


Inscrições no sítio da BPE na Internet ou através do telefone 266 769 330.

07 outubro 2010

Mário Vargas Llosa - Prémio Nobel da Literatura 2010


Algumas das obras de Mário Vargas Llosa - Prémio Nobel da Literatura 2010 - que integram a colecção de empréstimo domiciliário da Biblioteca Pública de Évora.

Parabéns ao Autor.

visões, neurónios & afectos