15 fevereiro 2010

Exposição Quem fez a República




Quem fez a República

Exposição comemorativa do centenário da implantação da República em Portugal na Biblioteca Pública de Évora.

Inaugura já na próxima quinta-feira, dia 18 de Fevereiro, às 18.00 horas na Biblioteca Pública de Évora, a exposição “Quem Fez a República – figuras públicas e anónimas que ousaram implantar a República em Portugal”. A BPE associa-se assim às comemorações do centenário da República em Portugal, que se iniciaram no passado dia 31 de Janeiro.

Com a presente exposição, que reúne documentos e iconografia da época, pretende-se dar um panorama sucinto dos principais acontecimentos que levaram à Implantação da República em 5 de Outubro de 1910, através de quinze quadros, apresentando igualmente notas biográficas dos intervenientes.

A exposição vai ser acompanhada de uma conferência de abertura, de título O 5 de Outubro de 1910” proferida por Alfredo Caldeira.

Alfredo Caldeira é administrador do Arquivo & Biblioteca da Fundação Mário Soares e a sua intervenção tem-se desenvolvido essencialmente no âmbito da utilização de sistemas informáticos em arquivos e bibliotecas, na organização de exposições e colóquios de natureza cultural e no desenvolvimento de relações de cooperação com os países de língua oficial portuguesa.

A conferência de abertura, de entrada livre mediante marcação prévia, tem lugar às 18.00 horas. Para reservar lugar deve-se fazer inscrição através da página da BPE em http://www.evora.net/bpe ou telefonar para a BPE, através do nº 266 769 330.



0 comentários:

visões, neurónios & afectos